segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Como Foi Que Eu Fiz? Organização do Chá de Cozinha

Hello Peoples!!!!

Esse foi um trabalho que casnou, mas que ao mesmo tempo foi delicioso realizar.
Fui intimada pela prima da noiva (que também era minha prima) para auxiliar na organização do evento. 


Primeiro de tudo: fomos atrás de inspirações, com a prima da noiva, que também era uma das madrinhas, e junto com ela, fizemos algumas perguntas sobre como ela gostaria que ficasse o Chá, que mesmo sendo surpresa, teria que ter o toque dos pombinhos candidatos a noivos. 

Ela optou nas cores e em alguns itens de decoração e nas comidas. As brincadeiras e convidados ficaram por conta da madrinha que conhecia algumas pessoas do círculo de amizade da noiva , que por sua vez ficou por conta de convidar os familiares ela mesma.
tudo se tornou uma grande pré-festa.

E lá fomos tratar de organizar tudo. Buscamos inspirações, como foi descrito no post do Chá de Cozinha, em fotos, dicas da própria noiva  e incrementamos algumas ideias próprias (minha e da madrinha da noiva).

Depois das inspirações aí sim meu trabalho entrou em ação. Pois como assessora, meu papel seria orientar, e como toda noiva tem gastos demais na organização de tudo relativo a casamento, a ordem na organização desse evento era: economizar e reutilizar!!!

Acho que pelas fotos ficou fácil entender porque ficou barato organizar um Chá com  o que tínhamos a mão que era a criatividade pura.  E nessa vibe até a Assessora aqui deu pitaco na decor. Separei itens pessoais que tinha em casa, utensílios domésticos e apelei pra economia na hora de investir em material de artesanato, que graças a Deus também fui abençoada com o dom de criar (porém, deixando bem claro que não sou decoradora, só que gosto muito de deixar tudo.arrumadinho,rsrsrs)!!!!

E aí sim temos a Primeira Etapa:


* Listar e objetivar tudo o que se deseja pra tal evento desejado,  em que eu posso investir de fato, e  separar o que seria supérfluo.
* Procurar investir em materiais  de artesanato de baixo custo e que decoram muito bem( eu particularmente amo EVA, mas dessa vez resolvi investir no crepom, me arrisquei no papel de seda e incrementei muita coisa com a fita de cetim que dá um toque de elegância e ainda se aproveita pra outras coisas)
* Escrever em algum lugar todos os itens de cozinha ou relativos ao evento que eu poderia utilizar sem ter que gastar: ralador, abridor  de garrafa, batedeira, forma de pudim de alumínio pequena, potes/copos/jarros de vidro, macarrão espaguete cru, flores e vasos de flores, plantas ornamentais, cortinas que remetam ao tema do evento, ou seja tudo o que você puder fazer pra enriquecer seu cenário de festa (claro que sem exageros) e sem gasto, é válido.

Depois dessa fase, partimos pra parte mais proveitosa e não menos importante, que é parte dos comes e bebes.
Quem ama, presenteia, e mesmo que a gente não possa gastar, comer é uma das coisa que nos fazem e fazem aos que estão a nossa volta, muito felizes. E como realizar um evento é partilhar um pouco da felicidade com quem participa da nossa vida, a gente quer oferecer algo pra comer pra mostrar o nosso apreço. E como é bom comer!! Concordam? Eu amo demais (que minha nutricionista não nos ouça, nem leia este post)

E aí fomos para a Segunda Etapa:


* Programe o que vai se feito pra servir aos convidados e se for você juntamente com sua família, prefira uma cosia simples, pois todo mundo quer aproveitar, não é!
O que não aconteceu por aqui, pq a noiva ficou superpreocupada com os convidados não comerem bem, rsrsrsrs #primaexagerada

O meu pensamento é o seguinte, um chá é uma pequena reunião, mas ultimamente tem tomado status de festança. E realmente deve ser um reunião singela pra preparar os amigos e familiares pra um grande passo e esse sim deve ser o Grande Dia.
E a intenção de fazer essa reunião é o de contribuir com a noiva no que ainda falta no seu enxoval, é mais um dar que receber e nessa hora a comida deve ser apenas um agrado e um afago, não um farto banquete. Por isso não se preocupe se você não tiver muita coisa pra oferecer, desencane... as pessoas que te amam de verdade, virão ao seu evento, porque gostam e querem sua felicidade e não um prato de comida!

* Já organizou o que vai fazer? Apele pra quem sabe fazer e até mesmo para os seus dotes culinários! Vó, Tia, Amiga, Madrinha...
No Chá da minha prima, a sugestão que eu dei foi trazer as demais madrinhas para participarem de alguma maneira do chá,e a sugestão foi que cada uma trouxesse algum prato salgado, já que a maioria delas trabalhava fora e não sobraria tempo pra ajudar de outra maneira.
Até meu pai colaborou arrumando o quintal de casa, e ficou quase um quintal de paisagismo... mas ficou lindo mesmo!

Agora, chega a Terceira Etapa:


* Com as listas em mãos, saia a caça e pesquise, ou não se você tiver algum lugar em conta pra comprar os materiais pra organizar os comes e os bebes, e também tudo de papelaria e decor que você mesma ou alguém com habilidade de sua confiança vai fazer. 
Por aqui fiz de outra maneira: Como foi minha outra prima quem presenteou a prima-noiva, ela me chamou pra dar umas dicas e acompanhá-las em todas as compras e alinhamento do Chá.
 Marcamos numa data em que ela estaria disponível, tudo com 2 meses de antecedência té porque ela tinha as atividades e rotina dela e eu a minha rotina. Fomos a pesquisa primeiramente e as compras em seguida pois já tínhamos ideia de alguns preços e do que queríamos para a decor e comida do Chá. 
Compramos o que mais interessava no momento, tipo papelaria pra terminar algumas coisas de decoração e o que dificilmente acharíamos depois em qualquer lugar. Tipo: as bexigas que eu utilizei pra fazer a lembrança de garrafinha decorada, que só encontramos em uma loja no Saara,aqui no Centro do RJ, porque a numeração nas outras lojas era rara e do material resistente que encontramos só encontramos naquela loja. E as letras de MDF que eram mais pesadas e mais em conta no valor que as que são vendidas aqui na nossa cidade (Nova Iguaçu)

* Pesquisado e comprado, parta pra ação de fato: Execute o que você se propôs a fazer.
 Que no meu caso foi elaborar as lembranças organizar a lista dos brindes do chá e dos presentes para compor o enxoval dos noivos, escolher as brincadeiras, claro que com a ajuda da prima que presenteou a noiva, quase sempre. AHHHH... os enfeites e a escolha dos itens de decoração do chá ficou por minha conta, a unica coisa que precisamos de fora mesmo foi alugar uma mesa no estilo colonial. Catamos todos os itens que precisei pra 
compor a mesa e o cenário em casa mesmo e no enxoval da noiva também. 
Plaquinhas Divertidas com os apelidos dos noivos que fiz em 3D, no EVA, mais alguns coraçõezinhos para fotos engraçadas

A lembrancinha que deu trabalho, mas quase nenhum gasto: garrafinha de cerveja que virou jarrinho decorativo com florzinha nas cores do chá, azul e amarelo.


*Agora é esperar o dia marcado e colocar todo o planejamento em prática, e verificar tudo com seus colaboradores durante o dia do evento nas horas anteriores a ele. 

O Evento que minha Assessoria organizou, transcorreu divertidamente bem, embora algumas coisas planejadas tenham saído do controle, afinal tudo que é perfeito demais é de se desconfiar. No entanto, veja as fotos dos bastidores do evento e confira você mesmo nas carinhas dos convidados o quanto foi legal e divertido a tarde do chá.

Noiva pagando prenda, cantando com a boca cheia de farinha

Convidados posando pras fotos e interagindo

Noivo pagando prenda também, já que o chá foi para os dois

Declaração de amor feita pelo Noivo, com objetos mostrados por mim


Fim do Chá que durou até o Pôr do Sol

Claro q eu não podia passar sem registrar uma lembrança particular com os noivos!!!!


Pelas fotos deu pra ver que tudo rolou na mais perfeita ordem, embora meio abruptamente pois como o espaço era um quintal, ficou bem limitado pra quantidade de pessoas que compareceram. 
Porém quando tudo o que fazemos tem amor nos detalhes, o que é grandioso nem aparece,o que fica sempre será o que mais importa: 
A lembrança do momento!


Bye, até o próximo post!!!






Glenda Candido








Nenhum comentário:

Postar um comentário