quinta-feira, 17 de julho de 2014

Resenha do Livro: O Enigma da Casa de Vidro





Olá Pessoas!!!!

Eu falei que hoje nem viria por aqui, porque estou atarefada com a mini comemoração em família do niver do meu filho(neste 'findi') que pra mim já é um eventão!!! 

Mas já tem tempo que gostaria de conversar sobre livros com alguém e recomendar um livro que eu sou apaixonada desde minha adolescência.

Antes de falar sobre, quero explicar aqui que minha paixão por leitura não começou outro dia desses, mas trago ela comigo desde a minha infância, quando meu pai me presenteava com livros infantis, lindos de se ler e com estórias muito criativas. Nunca fui menina de contos de fada, embora os contos de fada modernos são os que me fascinam mais, mas sempre fui garota de leitura, até de rótulos de embalagens no supermercado.

E sabem como a vida é neh gente!!! As responsabilidades chegam e com a vida tomada pelo trabalho, ou pelos estudos, acabamos lendo somente aquilo que nos foi designado e esquecemos da leitura pelo simples prazer de viajar nas estórias sem sair do lugar.

Daí então uma coisa que era hábito na minha vida, se tornou uma coisa incomum e de momentos apenas. 
Mas em algum momento da vida esses hábitos que fazem bem insistem que tem de voltar , e com incentivos externos  a gente tem de ceder, pois são hábitos que nos deixam mais livres e nos enchem os dias também!!!

Conheci uma amiga(adolescente ainda) que adora ler e isso me trouxe de volta a adolescente leitora que eu fui, e comecei assim a organizar minha mini biblioteca, com meus livros(da minha época de adolescente). Porque mesmo tendo deixado de lado o hábito de ler, sempre fui muito respeitosa com meus livros. Sabia que me serviriam algum dia.

Então estou aqui na minha primeira resenha sobre um desses que foi o pontapé inical na leitura de mais conteúdo

O primeiro livro que li foi esse aí embaixo.
O Enigma na Casa de Vidro, e a capa lembro bem que era essa daqui:




Pela capa dá pra ver que poderia ser um livro assustador, né! E com título de enigma dá pra acreditar ainda mais! 
Pois então minha gente, esse foi um livro recomendado por nossa 'profê' de Língua Portuguesa  na época do ginásio( só não me perguntem a data, ano essas coisas...), e de prima eu me encantei!!!!
E minha paixão por livros assim, começou a aflorar também, embora já gostasse de ler.


Esse livro foi escrito por Ganymedes José, nascido no interior de São Paulo, em Casa Branca, no ano de 1936; e foi publicado pela Atual Editora(e não outra como vi num site por aí). E como dizia essa capa aí de cima, a edição era a 8ª, e foi essa que eu li com essa capa e tudo. 
Porém nesse negócio de emprestar, emprestei pra uma amiga que se mudou pra longe e nunca mais vi este meu primeiro livro. O que me obrigou a comprar outro e isso há uns poucos anos atrás.
O livro que eu achei tinha uma capa diferente, mas não tão assustadora como a outra, porém preserva o enigma. Não gostei muito foram das ilustrações, mas esse é um 
mero detalhe. Esse é meu livro atual.




 AHHH - o livro tem apenas 94 páginas e é bem fácil de ler, mas a história nem por isso fica menos interessante!
Esse livro da capa é da 13ª edição, mas o meu é a 15ª. Mas a edição não importa tanto.
O que importa é que o livro e seu conteúdo tão atrativo continuam por lá.


Bem pessoal, a história se inicia em alguma cidade no interior de São Paulo, e tem como personagem principal, um rapaz chamado Vando, de família de classe média, que se interessa por uma história que ouve atrás da porta do escritório de seu pai,  um advogado, que está conversando com uma das suas clientes. A frase que desperta seu interesse é dita por sua cliente , que parece sofrer muito com algo que lhe atormenta: "- Jamais porei meus pés naquela casa onde ela matou meu filho!... Cuidado! Ela era feiticeira e deve ter deixado o mal naquela casa... tenha muito cuidado!"

Depois de uma frase dessa quem é que não fica com a curiosidade aguçada pra saber o que aconteceu naquela casa? 

E então a história da casa atrai a atenção do rapaz que nada tem a ver com a história, que de supetão e após umas pistas de uma conversa que tem com a empregada da sua casa, a Benedita( que ele chamava carinhosamente de Benê...), resolve ir investigar por conta própria(na ausência dos pais), a história de Miguel Júlio, morto supostamente pela Mulher com Cabelos de Fogo e de nome Cacilda

Ruim de entender eh? Só lendo o livro pra saber qual é a história toda.

Após viajar até o centro de São Paulo em um dia chuvoso sobre sua moto,Vando finalmente, com as posses de uma chave, encontra a casa comentada pela cliente de seu pai,e o desenrolar da trama acontece aí.
Aventura começa com acontecimentos meio que paranormais, que até então Vando acredita ser coisa de sua imaginação sugestionada pelas histórias que ouviu.
Mas a coisa começa a crescer quando ele adentra na casa, e após fuçar tudo e procurar algo que identifique a trama acontecida naquele local, ele encontra um diário de um suposto morador do quarto onze.

 Só não vou contar mais pois é aí que a história começa seu desenrolar e toma seu ápice. Nas leituras de Vando encontraremos a chave da trama e do enigma da tal Casa De Vidro.
Essa é uma história de suspense, com algumas pitadas de terror, drama e morte. E é isso que nos prende até o final da leitura.
Eu mesma já li este livro muitas vezes, e  toda vez que repito a leitura a sensação é a mesma, de que eu estou dentro da casa com o personagem principal desvendando os mistérios em cada cômodo da casa.
E seu fim é totalmente intrigante, por conta de um item que Vando acaba dando falta numa conversa com a vizinha do local: Um de seus moradores, que é o Dono do diário lido por ele...  
Ai...  Falei demais povo!!! Naaada!!! Essa é só uma das pontinhas do mistério.
O segredo pra ler este livro é não ir com muita sede ao pote. então te recomendo que leia apenas um capítulo por dia, ao invés de ler todo ele de uma só vez. Garanto que a leitura vai ser bem mais prazeroza e proveitosa, porque você poderá experimentar todas as sensações do nosso amigo Vando!!!

Sinceramente não sei onde se vende mais este livro mas de repente você o encontre em sites com alguém que o tenha e queira vendê-lo.
Esta é a ultima capa que vi por aqui na web do livro:




 No entanto, procurando pela web encontrei dois endereços para chegar na editora e peguntar se eles ainda tem esse livro na grade de publicações deles(se eles ainda fazem lançamento de novas edições e etc)  encontrei os seguintes endereços, que são estes abaixo:

Em São Paulo:
ATUAL EDITORA

Av General Valdomiro de Lima 833 - Jabaquara
CEP: 04344-070 - São Paulo / SP

Tel.: (11) 5071-2288

E em Fortaleza:
EDITORA SARAIVA E ATUAL

Av Filomeno Gomes, 670 - Jacarecanga, 
CEP: 60010-281 - Fortaleza / CE 

Tel.: (85) 3307-2350

Só não me perguntem se os dois endereços são certos (eu realmente não conferi), mas o livro dá o endereço da sua editora como sendo em São Paulo, mas como o tempo passa e as coisas mudam, algo pode ter se mudado nesse tempo todo(afinal estamos na 25ª edição, acredito, desse livro - aff o tempo passou muito!!!), e acredito que as editoras em geral também. Porém, este trabalhinho de conferência deixarei pra vocês como parte da missão de ler o livro, hehehehe!!!!

E então bora lá pra mais esta aventura?
Só não esqueça de passar por aqui pra comentar sobre seu ponto de vista sobre o livro, sua percepção quando ler, e sobre o que achou!!!!

Beijos e até o próximo post!!!!!





Glenda Candido



Créditos das imagens: imagens do google(desculpem não tomei nota dos sites onde peguei as ilustrações de fotos, mas elas estão por lá, ok!!!)

2 comentários:

  1. Oi Glenda! Quero seguir seu blog, mas não tem o botão para seguir e não uso google +. Você recebeu meu e-mail? Se precisar de alguma ajuda é só falar =) Beijos! xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priiii!! Sabe que procurei igual uma louca esse seu coment outro dia na minha caixa de e-mails mas não encontrei e pensei ter jogado na lixeira sem querer. Mas já vi sim seu e-mail e já até enviei uma resposta pra ti!!!Acho que coloquei sim esse botão sim, e acho que meu layout tá mei doido, configuro de um jeito e na hr está de outro mas já já me acerto!!!Bjo e Brigada mais uma vez !!!!

      Excluir