quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Retomando a RA (Reeducação Alimentar) + 3 Receitinhas Simples e Fáceis!

Pessoinhas... pessoinhas...

Estou tão feliz!!!!

Primeiro, porque comecei o ano no maior pique!!!!

Mas isso nem é tão novidade, porque todo mundo começa no maior pique...

Mas o fato é que eu tenho motivos reais pra estar no maior pique!

O fato pé que eu retomei meu projeto de RA (pra quem não sabe, significa Reeducação Alimentar)

Nunca falei nada sobre, porque estava pisando em terra estranha e ano passado foi um ano de adaptações pra mim. Não adaptações pessoais e que digam respeito somente a mim, mas a minha família. E em razão disso deixei esse projeto lá na gavetinha, só esperando o momento certo de retomá-lo. 

Como o ano se encerrou e já sei bem do que sou capaz pelos meus filhos, a cordinha da minha vida já está esticada e com espaço pra esticar um pouco mais. Só que agora a esticada vai ser por minzinha!
 E por isso estou tão feliz!!!!



Mas o início dessa minha saga, nada divertida,  foi triste minha gente. Cheguei na nutri crente crente que estava arrasando só por ter uma alimentação balanceada com todos os tipos de alimento, embora eu soubesse que sou viciadinha em doces e refri. Mas de resto? E
u sempre fui muito regrada, ou pelo menos achava que era.

A doutora começou me corrigindo nos horários de alimentação. O correto como vocês já devem ter ouvido por aí seria comer de 3 em 3 horas, uma porção razoável que te mantenha pelas próximas 3 horas. Isso porque, assim você ajuda na aceleração do seu metabolismo. Que no meu caso, começou a preguiçar com o tempo e com a pré-disposição genética. Isso também é valido pras doenças que você adquire com a péssima divisão nos horários que você se alimenta. 

Daí eu percebi que meu erro ao chegar no sobrepeso, foi todo esse. De que adianta comer mais em espaços maiores de tempo se o corpo vai entender que eu estou ingerindo alimento pra reservar gordura no meu corpo? 

Por isso que tem tanta gente (mulher e dona de casa principalmente, gordhenha, e sem a desculpa da genética - leiam bem essa parte - sem desculpa da genética)!

Descobri aí qual foi meu ero e fiquei morrendo de vergonha e logo a doutora me tirou esse peso dos ombros, me informando que isso não é culpa minha, mas sim de um sistema de educação alimentar falho desde sempre.

E eu pensando que gostar de comer legumes e verduras seria os suficiente.

O segundo passo foi responder as perguntas da doutora pra que ela fizesse uma avaliação de como era a minha alimentação em um dia. Ela avaliava cada refeição e me fazia sugestões devidamente anotadas em um prontuário que fica com ela e uma guia médica que fica comigo. Ainda tenho todas. 

Abri meu coração e falei de tudo que me afetava e como eu me alimentava. Do que mais eu tenho dificuldade pra deixar de comer, e ela foi super compreensiva.

Na primeira semana pequei, e ela me orientou quanto as saídas de rotina. Pediu q toda vez que eu exagerasse em alguma massa, me alimentasse também de bastante folhagem. 
Dica boa, muito boa. 

Mas o problema é que eu não consegui fazer o acompanhamento medico por questão de distância e meus filhos eram menores do que agora - um ia fazer 3 e a outra 5.
Aí vocês imaginem minha dificuldade em ter que sair do meu município e ir pra outro, de trem, com duas crianças pequenas, em horários de pico as vezes, e as vezes sem ter com quem deixá-los, e voltar toda semana, com 3 rotinas diferentes em casa (a minha, da minha filha,que estudava e do meu filho, que não estudava - nem conto a do meu marido), sem possibilidade de condução própria,e com 'N' coisas deles pra resolver durante a semana - que só eu mesmo poderia resolver... 
ficou cada vez mais difícil... 

Fui cuidar dos meus filhos porque eles precisavam de mim em várias áreas na época: Pedro ia começar a estudar na escolinha da irmã, que era longe; e Alana iria para o Balé no centro do meu bairro, que também fica distante de casa, e não temos carro nem eu sei dirigir...

Ou seja fiquei por conta dos dois e isso no ano passado. Precisava dar suporte a eles, no médico, na escola, na fono do meu filho, no balé d minha filha, na igreja, em casa. 
Quanto ao meu marido nossa rotina já estava adaptada uma a outra, dividimos bem as tarefas por isso nem ficou difícil.

Enfim... Tive que esquecer de mim um pouco pra cuidar dos que estavam ao meu redor. Lógico que meus pais,meus sogros e meu marido foram fundamentais pra que tudo desse certo, mas quem gerenciou toda a correria fui euzinha!
Té porque meu marido não é ligado muito nessa tarefa de gerenciar tarefas e atividades extras...
 Porém, uma das minhas metas para este ano foi focar mais em mim, não por luxo ou por estética, mas principalmente por saúde. Só Deus sabe como eu estava quando meus filhos faltavam a escola, por conta do meu cansaço. E como eu faltei ao meus compromissos em minha congregação só pra atender melhor meus filhos. Preciso estar aqui pra eles pra quando eles realmente precisarem de mim. Mas preciso estar bem e inteira pra eles e pro meu esposo.

Por isso publicar este post hoje pra mim é uma conquista, uma enorme conquista. 
E vou vencer mais este ano seguindo meu foco: Cuidar mais de mim e me amar mais!

E pra mostrar pra vocês que eu estou feliz demais e quero compartilhar minha alegria em poder cuidar de minzinha, vou  dividir com vocês três receitinhas que estavam faltando no meu cardápio pra completar meu comportamento digno de uma reeducação alimentar bem sucedida.

Lembrando que eu fui a uma nutricionista e descobri meu sobrepeso e comecei a fazer um acompanhamento. Ou seja tudo que eu fizer será com base em como fui orientada a fazer.

Vocês já deem conhecer as receitinhas, mas resolvi postá-las porque utilizo-as como ponte de uma refeição para outra, por exemplo no intervalo do café da manhã para o almoço ou do lanche da tarde para o jantar.


 * Pão de Aveia de Microondas 

Ingredientes:

- 1 clara (ou duas pra aumentar o tamanho do pãozinho)
- 1 colher (sopa) de farelo de aveia (sem adição de açúcar)
- 1 colher (sopa) de requeijão light ou zero gordura
- 1 colher (sopa) de água ou leite desnatado
- 1 porção pequena de fermento (utilize apenas a pontinha da colher de sobremesa pra medir a quantidade do fermento)

Preparo:

Bater todos os ingredientes num recipiente que vá ao micro/acrescentar o fermento por último/levar por 1' e 40'' no micro/Rechear a gosto





* Crepioca


Ingredientes:



- 1 ovo inteiro
- 2 colheres (sopa) de tapioca sem sabor
- 1 colher de requeijão
- temperinhos (tipo orégano, por exemplo)
- pitada de sal

Preparo:

Levar tudo na frigideira antiaderente/Tostar até ficar coma textura do pão de queijo, recém saído do forno (assado por fora, e molinho por dentro)




* Couve Batida para o Suco Detox da Semana


Ingredientes:

- 1 maço de couve
- água ou água de coco suficiente pra cobrir as folhas no liquidificador

Preparo

Bater 5 folhas de couve com a água ou água e coco suficiente pra cobrir/Colocar o suco em forminhas de gelo (aquelas de cubinhos)/Aproveitar suas folhas congeladas durante a semana para seu suco detox!

PS. : Para o meu Suco Detox eu utilizo 1/2 maçã, 1 limão espremido e adoçante a gosto (sem exageros, claro - o meu me orienta a utilizar 8 goras q são equivalentes a duas colheres (chá) de açúcar, e no meu caso utilizo dezesseis que deixam do meu gosto, já que a maça também ajuda adoçar.
Outra dica: Na falta da maçã, utilizo metade de uma cenoura média.
AHHH e outra coisa, nenhuma das receitas ´de minha autoria, apenas estou copiando e adaptando ao meu jeito. Porque também não adianta refazer a reeducação, se o gosto dos alimentos não for um pouco agradável, pelo menos


Gentem, minha saga e as receitas estão aqui. 
Deixem nos comentários se vocês também estão com alguma dificuldade alimentar ou alguma dica que venha acrescentar!!!!
Fico muito grata!!!!

E desejo de verdade, que o post tenha ajudado vocês também.
Té a próxima!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário