segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Filosofia do Dia - Eu(Não) Odeio as Segundas!!!!




 


Bem, bem bem... vamos ao dia de hoje:
Segunda feira, dezoito de agosto de 2014. 
Uma segunda como outra qualquer, pelo menos pra mim.
Coitada da segunda, levou toda a culpa por não ser mais final de semana, e foi até acusada de ser o dia mundial da preguiça... esse dia deveria ser o domingo, mas este é o dia do descanso.

Bem eu não odeio a segunda, pelo menos agora não. Pra mim as segundas, as terças
e os demais dias são e sempre serão iguais, a não ser pela motivação do dia: pode ser que seja o dia de aniversário de alguém especial ou o seu próprio aniversário; pode ser um data ruim que traz alguma lembrança ruim, pode ser o começo de um novo trabalho, projeto, ou mesmo o começo de uma nova vida.

Então porque culpar as segundas por ser um dia de recomeços(geralmente né!?!) ?
Pense bem, se você sai do trabalho na sexta e retorna na segunda próxima, é motivo pra agradecer porque você ainda está empregado, porque você teve a segunda chance de apresentar seu trabalho ou se mostrar mais pra sua nova chefia.

O importante é lembrar que segundas anos novos e datas de aniversários, são realmente marcos em nossa vida(sejam eles grandes ou pequenos) e algum dia farão diferenças em nós. Assim como a forma que encaramos esses começos.

Com certeza pode passar pela sua cabeça que eu escrevo isso porque nunca vivi uma segunda feira de verdade. mas quero te lembra que você se engana. J, e muitas á vivi muita segundas tristes e doloridas em toda minha vida e muitas também corridas e com bastante ansiedade( veja bem, só tenho 31 anos e todos eles muito bem vividos, intensamente vividos...) 


Hoje meu único drama com as segundas é o de acordar antes da minha filha, preparar o seu café e seu uniforme e levá-la a escola, o que eu encaro como uma verdadeira missão quase impossível. Isso porque geralmente eu durmo tarde no dia anterior, ou organizando a casa pra estar menos atabalhoada com os serviços domésticos pela manhã, ou simplesmente relaxando, porque é a única hora em que fico sozinha com meus botões. Mas é um drama. Porém quando lembro que o domingo está chegando ao fim, procuro olhar o lado bom da situação e observar minha família ali, ao meu redor, o que me faz respirar fundo e agradecer pela nova oportunidade de recomeçar por eles e com eles ao meu lado.

O negócio gente, que eu quero dizer e expressar com este post é que devemos mudar não as segundas mas a nossa postura em relação a elas. Procuramos tanto por um recomeço, uma nova chance , uma nova oportunidade, que quando ela vem nos encontra lamentando, resmungando, reclamando. Realmente a chance passa e nós nem vemos, não nos damos conta e ficamos presos a essa parte ruim.Quando era mais nova ouvia em tudo que é canto que trabalhei, os colegas reclamando(e inclusive eu era uma matraca que repetia as reclamações...) e depois pensava da seguinte maneira; "bem se segunda fosse final de semana, reclamaríamos da terça, então desejaríamos que ela não existisse também, e requereríamos que ela também se juntasse ao grupo do FDS,e  não ficaríamos satisfeitos e faríamos o mesmo com os demais dias da semana. Isso nos deixaria sem dias úteis ou de trabalho e não traríamos o recurso pro nosso sustento e a vida seria um tédio e uma miséria sem fim, tanto de dinheiro como de sonhos. 

Vi uma foto de um livro no instagram de uma amiga blogueira(não lembrei o nome agora) e lembrei de o quanto a gente aprende na vida só não se dá conta de colocar em prática o que aprende.
O livros foram o Pollyanna e Pollyanna Moça, em que a menina nos ensinava o Jogo do Contente, onde deveríamos sempre olhar as situações pelo seu lado bom e proveitoso,até as situações mais adversas. Eu tenho jogado esse jogo sem perceber nos últimos tempos, mas  precisei reclamar muito das segunda e odiá-las bastante até entender que elas não tem culpa dos meus preconceitos, mas que eu posso defini-las, a cada fim de semana. 

Sempre valorizei a companhia da família, e na minha rotina antiga os fins de semana era fácil ficar com eles, pois todos estavam disponíveis juntos. Era mais fácil encara a segunda, muitas vezes voltei revigorada nas segundas de trabalho e outras vezes queria sumir no domingo anoite. Mas hoje a realidade é que os dias de semana não definem mais meu humor e disposição. Minhas segunda são de faxina em casa pra poder espantar todos  os lixinhos das memórias e encará-la como um outro dia de vitórias, como também de pequenas derrotas. E nunca mais culpei as segundas.

Decida também não perder seu tempo culpando as segundas feiras, e aproveite pra mudar antes que você mude sem pedir e aprenda sem desejar!!!


Bjo e  boa segunda de recomeços pra você!!!







Glenda Candido

Nenhum comentário:

Postar um comentário